MENU
Edição Pegaí d‘O Pequeno Príncipe’ chega às estantes
14/12/2017

O coordenador do Instituto Pegaí, Idomar Augusto Cerutti, exulta todas as parcerias para a edição do clássico

A edição Pegaí da obra “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry já é realidade. O Instituto Pegaí Leitura Grátis realizou na noite de quarta-feira cerimônia de lançamento, e nesta quinta-feira seus exemplares devem chegar até as estantes de disponibilização de leitura, inicialmente de Ponta Grossa. A cerimônia contou com a presença de voluntários e convidados, entre apoiadores e patrocinadores da obra. “É até uma pretensão fazer parte de uma obra como essa, e colocar o nome da instituição na história”, destacou o diretor do Colégio Sepam, Osni Mongruel Junior , durante seu discurso. O Colégio Sepam patrocinou a edição Pegaí d‘O Pequeno Príncipe’ junto com a Rádio CBN Ponta Grossa, Viação Iapó e Laboratório Rio Branco.

Para Mongruel é impossível fazermos tudo para mudar o mundo. “Mas a nossa parte temos que fazer. E é nisso que o Sepam acredita”, disse. Para viabilizar a edição Pegaí deste clássico da literatura mundial, o Instituto teve que contar com a sua própria tradução, já que a versão que consta em domínio público desde 2015 é a original: em francês.

Para isso contou com a parceria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A professora Andréa Müller e sua orientanda Janeffer Desselman fizeram a tradução para o português. “Em um primeiro momento recebi o convite para fazer a tradução com grande estranheza”, confessou Andréa, justificando que estaria concorrendo com outros tantos tradutores, entre eles nomes como Mario Quintana e Ferreira Gullar. “Mas quando soube que a tradução não era para o mercado, mas sim para a disponibilização gratuita da leitura resolvi aceitar”, explicou, ressaltando que o trabalho foi árduo e intenso, mas muito prazeroso, já que a obra que as estudiosas haviam lido diversas vezes foi transformada com uma nova visão.

A assessora editorial responsável pela obra não pode estar presente no lançamento. Mas lá de Buenos Aires, onde mora, a escritora e voluntária Pegaí, Rô Mierling se disse muito orgulhosa de fazer parte do projeto . “Desde a pesquisa sobre direitos de marca e imagem, passando pela escolha de tradutoras gabaritadas para traduzir do original francês, a diagramação, revisão, criação de uma capa ‘incrível e diferenciada’, finalizando com a impressão de exemplares em cores, formando livros lindos que poderão enviar uma mensagem de criatividade, cuidado, carinho e a amizade a todos os leitores. Estive à frente de cada uma dessas etapas, cuidando, organizando, analisando, para que tudo saísse o melhor possível”, relatou Rô, ressaltando ainda o apoio da Editora Illuminare em todo o processo.

Nos próximos dias serão cinco mil exemplares d‘O Pequeno Príncipe’ disponibilizados pelo Instituto Pegaí Leitura Grátis. “Estamos entregando um presente de Natal para nossos leitores. Obra icônica, muito conhecida e que tem um significado enorme para nós”, finalizou o coordenador do Instituto, Idomar Augusto Cerutti. A edição Pegaí contou ainda com recursos do programa Nota Paraná com a campanha’ Transforme seu Cupom em Leitura’, e o apoio da Editora Illuminare, Gráfica iPrint e Agência Elétricka Klupp para ser disponibilizada.