MENU
“O Pequeno Príncipe” ganha edição Pegaí
01/12/2017

O Instituto Pegaí Leitura Grátis prepara mais uma novidade para seus leitores. Com recursos da campanha “Transforme seu Cupom em Leitura” e empresas da região, a entidade disponibilizará obras clássicas em suas estantes de Ponta Grossa, Ipiranga e Realeza. A primeira obra escolhida para contar com a edição Pegaí e ser impressa pelo Instituto foi “O Pequeno Príncipe” de Antoine Saint-Exupéry. “Escolhemos ‘O Pequeno Príncipe’ por ser um grande clássico da literatura, e uma obra que está em domínio público”, explica o coordenador do Instituto Pegaí, Idomar Augusto Cerutti, falando da importância de contar com uma obra de tamanha importância da literatura mundial disponível para os leitores, sem custo ou burocracia alguma.

A edição Pegaí d”O Pequeno Príncipe” será um “presente de Natal” para os leitores. “Já estão em processo de impressão mais de cinco mil exemplares”, adianta Cerutti. Para poder disponibilizar a obra, o Instituto realizou parcerias, entre elas com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Uma professora e uma aluna do Curso de Letras realizaram a tradução da obra. Andréa Müller e Janeffer Desselman assinam como tradutoras. A última, inclusive, conta com pesquisas acadêmicas sobre a obra de Saint-Exupéry. “Fiz a tradução juntamente com minha orientanda de mestrado. Foi uma experiência muito boa. Ficamos bastante preocupadas, pois traduzir é uma grande responsabilidade; afinal, acaba sendo um pouco a nossa leitura da obra”, explica Andrea, destacando sua felicidade ao fazer parte de um trabalho de difusão da leitura.

Já a organização e edição da obra ficou a cargo da escritora e assessora editorial Escritora Rô Mierling. “A obra ‘O Pequeno Príncipe’ marcou minha vida como leitora, tornando-se um referencial para minha estrada como escritora”, conta, lembrando da importância de fazer parte da edição Pegaí do livro. Para Rô “esta grandiosa obra literária” deixa claro que as pessoas devem ser cientes de que quando cativam, tem que se responsabilizar por isso. “Não podemos passar pela vida das pessoas sem ter a noção de que interferimos, para o bem ou para mal”, avalia, esperançosa para que a obra alcance e seja relevante na vida de milhares de outros leitores.

O lançamento da edição Pegaí acontece no dia 13 de dezembro no auditório do Colégio Sepam, um dos patrocinadores da obra. Além da instituição de ensino, a Viação Iapó, a Rádio CBN Ponta Grossa e o Laboratório Rio Branco disponibilizaram recursos para a impressão dos 5 mil exemplares deste clássico da literatura. A impressão do livro conta ainda com o apoio da Gráfica iPrint, da Agência de Propaganda e Marketing Eletricka Klupp e da Editora Illuminare.