MENU
Perguntas Frequentes

QUAIS LIVROS POSSO DOAR?

O Pegaí precisa de obras do “gênero literário” (poesia, soneto, romance, crônicas, contos, ensaios, entre outros), indicados para crianças, jovens ou adultos.

 

POSSO DOAR ENCICLOPÉDIA, LIVRO DIDÁTICO, APOSTILA E BÍBLIA?

Não. Livros de estudo, técnicos, religiosos, listas telefônicas, revistas, dicionários não são aceitos.

 

POSSO DOAR LIVROS NOVOS E/OU USADOS?

Sim. Nós também recebemos livros danificados, desde que estejam “completos” (sem páginas faltando) e que não tenham sido molhados.

 

POSSO COLOCAR OS LIVROS QUE IREI DOAR DIRETAMENTE NA ESTANTE?

Não. Os livros doados precisam ser triados, etiquetados, carimbados, acervados e restaurados (se necessário) antes de serem disponibilizados na estante.

 

ONDE POSSO DOAR OS LIVROS?

Nos Pontos de Coleta do projeto, sempre nas caixas de coleta.

 

PRECISO DOAR UM LIVRO PARA PEGAR OUTRO PARA LER?

Não. Mas é importante compreender que o nosso trabalho só vai continuar se tivermos doações e devoluções. Então, se puder doar algum título que esteja parado em sua casa, nós agradecemos muito!

 

PRECISO PREENCHER ALGUM DOCUMENTO PARA DOAR LIVROS?

Não. É só depositar em uma das Caixas de Coleta. Também não é necessário se identificar, mas gostamos de agradecer aqueles que colaboraram com nosso trabalho, então, se quiser deixar um bilhetinho com seu nome e e-mail, nós adoraríamos te conhecer.

 

COMO FAÇO PARA DOAR LIVROS A PARTIR DE OUTRAS CIDADES?

Existem duas maneiras para fazer a doação:
1) Enviando pelos Correios para o endereço: Rua Comendador Miró, 1399, Centro – CEP: 84010-160 Ponta Grossa-PR.
2) Através de transportadoras parceiras do Pegaí, que atendem algumas cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Para mais informações, entre em contato: contato@pegai.info.

 

ONDE POSSO PEGAR LIVROS PARA LER?

Temos diversas Estantes Permanentes em alguns locais na cidade de Ponta Grossa e, algumas vezes, fazemos ações em eventos públicos do município, onde levamos uma estante com livros.

 

PRECISO FAZER ALGUM REGISTRO PARA RETIRAR LIVROS DA ESTANTE PARA LER?

Não é necessário fazer cadastro, basta encontrar uma Estante Permanente, pegar o título do seu gosto, levar para casa, ler, cuidar com carinho e devolver nos Pontos de Coleta quando terminar a leitura, desta forma, o mesmo livro poderá ser lido por muitas pessoas.

 

ONDE DEVO DEVOLVER O LIVRO QUE PEGUEI E JÁ TERMINEI DE LER?

Nas Caixas de Coleta espalhadas pela cidade.

Importante: Nunca devolva um livro diretamente na estante, pois precisamos registrar as devoluções. Se os livros são devolvidos na estante, misturam-se com aqueles que ainda aguardam um leitor e nós ficamos sem saber quantos títulos retornaram. Contamos com sua colaboração!

 

NÃO HÁ RISCO DE ALGUÉM PEGAR OS LIVROS NOS PONTOS E TENTAR VENDER NOS SEBOS DA CIDADES?

Sim, o risco sempre existe. Por isso, o Pegaí conversou com os proprietário dos sebos localizados na cidade de Ponta Grossa e o apoio foi imediato. Sendo assim, os proprietários comprometeram-se a não aceitar livros que tenham a etiqueta e o carimbo do Pegaí.

 

O PEGAÍ FUNCIONA EM OUTRAS CIDADES, ALÉM DE PONTA GROSSA?

Até o momento não. Nossa equipe ainda está estudando formas para expandir essa ação, então, quando isso estiver formalizado, nós divulgaremos através do site e das redes sociais. No entanto, as doações de livros de outras cidades são sempre bem-vindas.

 

COMO FAÇO PARA TORNAR-ME UM(A) VOLUNTÁRIO(A)?

No menu acima você encontra a opção “Quero Ajudar”. Preencha os dados solicitados e aguarde o nosso contato.