MENU
Pegaí comemora dois anos e promove palestra sobre identidade e leitura (release para a imprensa)
02/06/2015

Pegaí comemora dois anos e promove palestra sobre identidade e leitura

Projeto de incentivo à leitura celebra dois anos de existência com a criação do Instituto Pegaí – Leitura Grátis e palestra do professor angolano Santareno Augusto Miranda

Santareno Augusto Miranda emocionou e incentivou os calouros da FAE Centro Universitário, em palestra motivacional ministrada em 2013 (Créditos: FAE)

Santareno Augusto Miranda emocionou e incentivou os calouros da FAE Centro Universitário, em palestra motivacional ministrada em 2013 (Créditos: FAE)

No dia 08 de julho, em comemoração aos seus dois anos de atividades e a criação do Instituto, o Pegaí – Leitura Grátis traz para Ponta Grossa a palestra “Construindo a própria identidade a partir dos livros”, do professor Santareno Augusto Miranda. O evento será no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG), às 19 horas. As vagas são gratuitas, porém limitadas. As inscrições (com certificação pelo Sesi Ponta Grossa) devem ser realizadas no endereço: www.pegai.info/inscricao. Na entrada, é solicitada a doação de um livro de literatura (novo ou usado).

O professor Santareno é de Angola, na África. Um sujeito que se adapta à vida, à realidade, às adversidades. Nasceu e viveu durante onze anos em uma aldeia. Foi o primeiro membro de sua família a frequentar a escola e ir para a cidade, contra a vontade o pai. O encontro com a professora “branca”, Madalena, motivou o despertar das curiosidades e dos questionamentos; ela o apresentou ao mundo. Não demorou muito para optar em deixar sua casa com os irmãos e viver na rua, em busca de liberdade. “Você vive ao redor de várias pessoas, mas você está só. Lidar com sua individualidade e solitude e curtir a si mesmo no meio de tantas pessoas é que é legal”, diz o palestrante que veio morar no Brasil por conta própria e ainda afirma: “Se você não acredita no que você faz, você deve largar isso”.

Santareno Augusto Miranda possui mestrado em Psicologia Social, especialização em Fundamentos da Ética e licenciatura em Filosofia. Atualmente, ele é professor e coordenador Nacional de Formação Humana do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) do Colégio Bom Jesus e professor da Faculdade Fidelis, em Curitiba-PR. É autor dos livros: “Conflito de Liderança Saul e Davi Hoje” e “Decida Enfrentar Mudanças”, ambos pela editora Betânia”. E coautor dos livros didáticos: “Excelência Humana na Formação do Jovem – Livro do Estudante e Livro do Orientador”, pela editora Vozes.
O evento de comemoração do Pegaí – Leitura Grátis tem o apoio de: Rede Massa, Agência Eletricka Klupp, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Hotel Planalto, Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG), Núcleo ODM Campos Gerais e Rede Gastronômica dos Campos Gerais.

Curiosidades sobre a vida de Santareno Augusto Miranda

Foi para guerra civil de Angola – conhecida como a “A guerra esquecida de Angola”, pois é fruto de uma divisão interna do país – aos 16 anos. Das três mil pessoas, sobreviveu ele e mais uma. No pós-guerra tinha trauma e não comia carne, pois lembrava seus colegas mortos, porém superou as angústias e dificuldades.

A inspiração do palestrante é Nelson Mandela, por olhar para a vida com liberdade. “A prisão é o que criamos para nós mesmos e não o que os outros nos dizem ser”, acredita.

SERVIÇO
Data: 08/07/2015.
Horário: 19:00.
Local: Auditório da Acipg (Rua Comendador Miró, 860, Centro).

Imagens para uso:

Cartaz de divulgação da palestra.
Foto do palestrante Santareno Augusto Miranda – Créditos: FAE | Legenda: Santareno Augusto Miranda emocionou e incentivou os calouros da FAE Centro Universitário, em palestra motivacional ministrada em 2013.

Mais Informações sobre o Pegaí:

Site: www.pegai.info.
Fan Page: www.facebook.com/ProjetoPegai.
E-mail: contato@pegai.info.
Fone: (42) 9917- 4888.

Assessoria de Imprensa: Talita Moretto.
Contato: imprensa@pegai.info | (42) 8815-9473.

Este texto pode ser divulgado por qualquer veículo de comunicação, impresso ou online, desde que seja reproduzido parcial ou integralmente sem que suas informações sejam modificadas. É obrigatório citar a Fonte: Pegaí – Leitura Grátis (pegai.info).