MENU
Projeto Pegaí foi notícia no Jornal do vale do Itapocu (SC)
24/03/2015

Matéria publicada Pelo Jornal do Vale do Itapocu, de Guaramirim-SC, no dia 25 de março de 2015.

 

LEITURA PARA TODOS Projeto Pegaí Leitura Grátis quer ganhar o país

 

Você tem livros que já leu e não tem mais espaço para guardar em casa? Que tal doar para um projeto que disponibiliza obras gratuitamente, por meio de empréstimo, ao maior número de leitores possível? Estamos falando do Projeto “Pegaí – Leitura Grátis”, iniciativa sem fins lucrativos, não governamental, criado em 2013 em Ponta Grossa, no Paraná, e mantido por um grupo de pessoas apaixonadas por leitura e que acreditam que os livros não podem ficar guardados na estante, privados de serem lidos, juntando poeira, mas sim, disseminar conhecimento. Idealizado pelo professor universitário Idomar Augusto Cerutti, propõe às pessoas que doem, peguem, leiam e compartilhem livros.

 

“A escritora jaraguaense Ana Janete Pedri mobilizou os participantes do 2º Encontro Catarinense de Escritores da Confraria das Letras de Joinville, e o resultado foi uma volumosa e rica doação de livros”, comemorou Idomar na segunda-feira (23), na página que mantém no Facebook. “Recebemos as obras Proclame sua independência, de Luiz Paschoal; O Andarilho, Romeu Vianna; Meia dúzia de olhares, Luiz Paschoal e Ana Janete Pedri; Encontro com a paz e outros contos budistas, de Sônia Pillon; Saganossa, Confraria das Letras; antologia Tramas; Teofania, de Fernando Bastos; Letras da Confraria nr. 6, de Nilza Vilhena; Sotão com peruca, Amores Delicados, de Ana Janete Pedri; Uma palavra Muda e Códigos e barras de ser, de Adriana Nietzkar”, assinala. Qualquer cidadão, de qualquer lugar do Brasil ou do exterior, pode doar livros, do “gênero literário” (poesia, soneto, romance, crônicas, contos, ensaios) e todos os tipos de literatura.

 

As obras recebidas são catalogadas, emprestadas e restauradas, quando necessário. Todas as doações são disponibilizadas, gratuitamente, com um único pedido: de que os livros sejam devolvidos para permitir que outras desfrutem da mesma leitura. Mais de 90 voluntários estão envolvidos no projeto, que tem aproximadamente 32 pontos de coleta (para devolução ou doação de livros) e 12 estantes para empréstimo em locais como supermercados e agência dos Correios. Por meio de doações, o projeto passou dos 30 mil livros disponibilizados.

 

Como doar livros

 

As estantes contendo os livros estão espalhadas em pontos estratégicos de Ponta Grossa. A proposta é que qualquer pessoa possa pegar um livro, sem necessidade de pagamento ou cadastro. Mais tarde, quando a leitura for concluída, basta devolver em um dos pontos de coleta do Projeto, que também recebe doações. A intenção dos organizadores é espalhar a idéia pelo país. O endereço para envio de livro é: Projeto Pegaí – Leitura grátis, aos cuidados de Idomar A Cerutti, Rua Comendador Miró, 1399, Centro, CEP 84010-160,Ponta Grossa, Paraná (PR). Conheça mais sobre o “Pegaí” na Fan Page do projeto no Facebook, www.facebook.com/ProjetoPegai.

 

Leia o texto em sua fonte original.