MENU
A volta ao mundo em milhares de livros
16/04/2021

Desde que o Pegaí Leitura Grátis foi criado, em julho de 2013, já recebemos doações de livros provenientes de 66 cidades estrangeiras, de 34 países, dos cinco continentes. Também contabilizamos exemplares vindos de 208 municípios brasileiros, de 20 estados e do Distrito Federal (dados de abril de 2021). Mas a nossa busca incessante por livros continua, pois queremos cada vez mais cumprir com nossa missão de aproximar livros sem leitores de leitores sem livros.

Para isso, lançamos a campanha #LivrosDeTodosOsCantosDoMundo, com uma meta ousada: disponibilizar para os nossos leitores pelo menos um livro oriundo de cada nacionalidade, tanto em português como na língua de origem da obra. Queremos também receber pelo menos um livro de cada estado do Brasil (falta pouco!) e, quem sabe no futuro, podermos disponibilizar um exemplar representante de cada um dos 5.570 municípios brasileiros (por que não?).

A campanha é composta por uma página em nosso portal, para que você possa acompanhar em tempo real de onde estão chegando as doações; a criação de um selo especial; e a produção de materiais gráficos e de mídia, para incentivar a participação de brasileiros (que moram dentro e fora do país), turistas e estrangeiros.

Te convidamos a fazer parte deste movimento global de incentivo à leitura! Compartilhe nossas publicações, envie uma mensagem para aquele amigo ou familiar que mora longe contando sobre a nossa campanha, lembre-se do Pegaí em suas próximas viagens e doe seus livros. 

Como doar

Nosso foco principal é disponibilizar #LivrosDeLer, ou seja, obras do gênero literário (poesia, soneto, romance, crônicas, contos, ensaios, gibis, entre outros), indicados para crianças, jovens ou adultos. Para quem mora em Ponta Grossa ou nas outras 14 cidades que possuem estantes do Pegaí, basta colocar o livro doado na Caixa de Coleta que fica junto à estante.

Já para quem mora em outras cidades e países existem duas maneiras para fazer a doação. Primeiro, enviando pelos Correios para a nossa sede, que fica na Av. Ernesto Vilela, 2220 – sala 06 – Nova Rússia – CEP: 84070-000 – Ponta Grossa/PR – Brasil. Ou então gratuitamente através de transportadoras parceiras do Pegaí, que atendem algumas cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Para mais informações sobre as transportadoras é possível entrar em contato pelo e-mail [email protected].org.br

Uma estante “special”

As obras em outras línguas, que não o português, são disponibilizadas exclusivamente na estilosa estante apelidada de Bell, que fica no hall de entrada do Bloco C do Campus Central da UEPG (próximo às salas do Departamento de Estudos da Linguagem/DEEL e do Curso de Língua Estrangeiras para a Comunidade/CLEC). Mesmo estando dentro dos muros da Universidade, o acesso e uso da estante é livre e aberto a qualquer pessoa da comunidade, não sendo necessário ter ligação com a UEPG. Atualmente a estante se encontra fechada ao público, em virtude das medidas de segurança sanitária. Mas, tão logo a Universidade volte a receber o público, ela também voltará à ativa.