MENU
Comitê Editorial avalia originais para impressão
29/06/2020

O Instituto Pegaí Leitura Grátis conta com um Comitê Editorial para avaliar a possibilidade de impressão de novos títulos para disponibilização em suas estantes. Para avaliação, o Comitê Editorial recebe constantemente obras de autores que tenham interesse em ceder os direitos de impressão ao Instituto.

Caso haja interesse, os autores podem enviar os originais, em formato PDF, de suas obras para análise, para o e-mail [email protected]. O Comitê Editorial fará avaliações, conforme critérios definidos previamente, e caso haja interesse pela impressão entrará em contato com seu autor. Vale ressaltar que o Pegaí Leitura Grátis exige que as propostas estejam alinhadas aos gêneros que o projeto já disponibiliza em suas estantes, como poesias, sonetos, romances, crônicas, contos, ensaios, histórias em quadrinhos, entre outros, destinados a crianças, jovens e adultos. Além disso, existe uma preferência para a impressão de livros infantis. 

Após a avaliação, em caso de negativa, o Comitê Editorial não se compromete a dar feedback a seus autores, já que a proposta é de democratização da leitura e não de assessoria editorial. Quando houver interesse pelo original, usualmente será dado retorno em até 120 dias, porém isso não é regra e esse período pode ser antecipado ou expandido. O prazo para impressão da tiragem, quando aceito, também é variável, já que o Instituto conta com recursos limitados e depende de patrocínios para suas ações.

Após a impressão do título, o lançamento é definido a partir do calendário do Pegaí Leitura Grátis, em alinhamento com o Grupo Gestor. Os diversos livros que já foram impressos, com autorização de seus autores, contém a tarja de venda proibida, não havendo nenhum vínculo comercial entre os envolvidos: autor, editora e Instituto Pegaí.

Acesse o documento completo para impressão de livros, com os critérios da instituição: Critérios de Impressão de Livros

Confira abaixo algumas obras já impressas pelo Pegaí Leitura Grátis: