MENU
Devoluções de livros nas caixas de coleta aumentam
04/02/2016

PEGAI - Placa Como funciona-siteOs adeptos do Pegaí estão se habituando à proposta de Leitura Grátis. A cada mês, os leitores estão emprestando os livros com a marca Pegaí, lendo no seu tempo e devolvendo-os nos locais adequados, ou seja, nas caixas de devolução, localizadas junto das estantes. O número de devoluções nas caixas praticamente quadruplicou no último ano. Enquanto em janeiro de 2015, os voluntários contabilizaram 213 livros nas caixas de devolução, em janeiro de 2016 este número saltou para 806. “Isso é muito importante. Significa que os leitores estão aprendendo nosso propósito: que é a circulação dos livros”, ressalta o coordenador do Pegaí, o professor Idomar Augusto Cerutti.

Conforme os voluntários do Pegaí, este número não representa o número total de leituras da proposta, já que muitas pessoas ainda realizam suas devoluções nas próprias estantes onde são oferecidos os livros com leitura grátis. Desta maneira, conforme os organizadores, os números acabam se perdendo.  “Para a proposta, o importante é que os livros estejam nas mãos dos leitores, mas para a ‘contabilidade’ do Pegaí, os registros são importantes, e eles só podem ser realizados se as devoluções continuarem a serem feitas nas caixas”, explica Cerutti, completando que também há pessoas que realizam suas doações diretamente nas estantes. “As doações, da mesma forma das devoluções, devem ser realizadas nas caixas de coleta”, completa.

O problema das doações serem realizadas diretamente nas estantes, é que os livros doados não recebem o selo Pegaí, além de não serem contabilizados. E quando não há o selo da proposta, os livros podem servir para outros fins, como para venda nos sebos da cidade. Com o carimbo Pegaí, os livros não são aceitos nestes estabelecimentos comerciais.

Além do aumento no número de devoluções, o Pegaí comemora o número de livros em circulação em Ponta Grossa, que ultrapassou a marca de 57 mil livros.

Veja aqui os locais das nossas caixas de coleta.