MENU
Escritor gaúcho chega nesta quarta em PG
06/07/2016

As atividades alusivas à comemoração dos três anos do Pegaí Leitura Grátis já começaram em Ponta Grossa. Após lançar edição comemorativa do livro do escritor gaúcho, Jorge Luis Martins, “Meu Nome é Jorge”, através de patrocínio da Viação Campos Gerais, DAF Caminhões Brasil e Gráfica Iprint, o Pegaí inicia nesta quarta-feira palestras com a presença do autor. A palestra aberta ao público será na quinta-feira às 19 horas no Grande APegai - palestra 3 anosuditório do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Bloco A. Os ingressos podem ser adquiridos até às 16 horas da quinta-feira nos pontos de venda – Livrarias Curitiba do Shopping Palladium, Tozetto do Jardim Carvalho e Sebo Espaço Cultural 2 na Rua XV de Novembro – , ou antes do início da palestra na UEPG, se ainda restarem vagas.

O Pegaí Leitura Grátis convidou Jorge Luis Martins para participar de suas comemorações a fim de reafirmar o que seus voluntários acreditam: que livros podem mudar pessoas. “Acreditamos no poder de transformação que os livros são capazes de promover. A obra do Jorge é um exemplo disso”, explica o coordenador do Pegaí, Idomar Augusto Cerutti, destacando a missão da proposta que democratiza a leitura: “Aproximar livros sem leitores de leitores sem livros”. Jorge vem somar a esta ideia. “Minha missão é transformar desesperança em esperança, mostrar que todos temos as mesmas oportunidades na vida e ajudar as pessoas a se tornarem leitores entusiasmados e confiantes”, revela. “Tudo muda quando lemos”, dispara.

Nesta quarta-feira, Jorge irá contar um pouco de sua história no Instituto João XXIII. Ex-morador de rua, o escritor, empresário e ator, vêm cumprindo uma missão. “Eu quero transmitir meu exemplo para as pessoas”, explica, completando que pretende com seus livros e suas palestras servir como referência. “Quero ascender uma luz de esperança dentro de cada um”, completa. Na Instituição, cerca de 80 jovens participam do evento, entre crianças e adolescentes em situação de risco, desabrigados e alunos da escola.

O escritor acredita na importância de se tornar referência para este público de jovens que, cada vez mais, são afetados pelas drogas, alcoolismo e criminalidade, independente da classe social. “E acredito nesta referência, pois minha história é parecida com a de muitas das crianças que converso. E em mim, elas vêem que podem mudar uma realidade”, avalia.

Além do Instituto João XXIII, Martins estará no Centro de Socioeducação, que atende menores infratores e na Cadeia Pública Hildebrando de Souza. Os atendidos pelas Unidades já puderam conhecer parte da história de superação com o livro “Meu nome é Jorge”. A 6ª edição – a comemorativa – foi disponibilizada nos locais. O diretor da Cadeia Pública Hildebrando de Souza, Bruno José Propst, acredita que a palestra será uma ótima experiência. “Acreditamos que muitas pessoas estão aqui, pois nunca tiveram um bom exemplo”, avalia.  “Talvez este despertar, com a história de um livro ou com um relato, seja uma vida a ser poupada lá fora”, completa.

Além do livro “Meu Nome é Jorge”, Martins é autor dos livros “O Menino da Caixa de Sapatos”, “O Menino e o Seu Segredo”, e “A amizade torce por todos os times”. O evento de três anos do Pegaí – que está sendo realizado em conjunto com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) -, conta com o patrocínio da DAF Caminhões Brasil, Viação Campos Gerais, Lapac – Laboratório Pontagrossense de Análises Clinicas , Severich Auto Peças, Hotel Planalto Feiras e Eventos, Café Lontrinha, Top Sonorização, Realeza Materiais de Construção, KMM Engenharia de Sistemas, Colégio Sepam e Rede Gastronômica dos Campos Gerais. O evento comemorativo tem ainda a promoção da RPC.