MENU
Ibaiti recebe Pegaí Leitura Grátis
31/08/2018

Leitores começam, tímidos, empréstimo de livros

Eram cinco horas da manhã quando o coordenador do Instituto Pegaí Leitura Grátis, Idomar Augusto Cerutti, e o voluntário Albino Szesz Junior saíram de Ponta Grossa na última quarta-feira. Pela frente 180 quilômetros de distância e quase três horas de viagem, rumo a nova cidade a contar com o Pegaí Leitura Grátis: Ibaiti. A 8ª cidade a receber o projeto que aproxima livros sem leitores de leitores sem livros.

As últimas três cidades a receber o Pegaí Leitura Grátis: Ibaiti, Campo Largo e Jaguariaíva, ‘conquistaram’ sua estante devido a uma ação feita nos Polos UAB da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Além de voluntário, Albino é professor da UEPG e coordenador de TI do NUTEAD. No início do ano, uma campanha de doação de livros de literatura foi realizada em todos os Polos durante um Trote Solidário, e os que mais se destacaram, e que contam com voluntários dispostos a assumir a responsabilidade, estão recebendo o Pegaí.

Responsabilidade essa, que Albino traduz: “Acredito na missão do Projeto. Além disso, ao me propor em realizar um trabalho voluntário, preciso estar disposto, comprometido e ter boa vontade. Assim posso contribuir com uma causa maior, ganhando inspiração, capacidade de mudar o mundo e aproximação ao meu propósito de vida, onde me torno parte da solução dos vários problemas que temos em nosso país e sociedade”. E essa foi após acordar as quatro para viajar às 5 da manhã….

Expansão: Pegaí está em oito cidades do Paraná

Em Ibaiti, a estante do Pegaí Leitura Grátis foi instalada em uma escola anexa ao Polo UAB: Escola Municipal Professora Clovete Fadel de Moura Bueno. O local foi escolhido por ser aberto e contar com maior circulação de pessoas que podem emprestar ou doar obras ao Pegaí. A coordenadora do polo, Roberta Fadel Olivetti Guarneri, uma das novas voluntárias ibaitienses, destacou o interesse pelo projeto. “Achei muito interessante e vi que era uma ótima oportunidade de estimular a leitura”, disse, destacando o desafio de se adequar a uma proposta sem a burocracia de “cadastro, prazos e regas vinculadas aos empréstimos de livros”.

Além de Roberta, Maria Cristina dos Santos Azevedo, Terezinha aparecida Santos Rosa e Fábio Junior Siqueira realizaram a capacitação e já estão atuando como voluntários Pegaí em Ibaiti.