MENU
Pegaí expande em Jaguariaíva
29/01/2019

Albino Szesz Júnior, Lisandra Nadal, Paulo Horst, o bibliotecário Daniel Cerqueira Costa e Idomar Augusto Cerutti

Após oito meses de funcionamento em Jaguariaíva, o Pegaí Leitura Grátis inicia sua expansão no município. O coordenador do Instituto Pegaí Idomar Augusto Cerutti e o voluntário, integrante do Comitê Gestor, Albino Szesz Junior levaram nesta segunda-feira a estante Colossus – que funcionava no Shopping Total – para democratizar o acesso à leitura no Campus de Jaguariaíva do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

As negociações para expansão do Pegaí em Jaguariaíva tiveram início no final do último ano. No mês de dezembro, a voluntária responsável pela estante do Pegaí no Polo UAB da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Daniele da Silva Pinto Micalowski se propôs a chamar possíveis ‘futuros voluntários’ para dar conta da ampliação. “Fizemos uma reunião para contar o funcionamento do Pegaí, e como as pessoas poderiam ajudar para que mais locais de nosso município contassem com Leitura Grátis”, contou Daniele, completando que, logo no encontro, houve pessoas já interessadas em dar sequencia na ideia de expansão.

A estante Colossus disponibilizando Leitura Grátis em novo local

Uma dessas pessoas, que logo pegou a responsabilidade para si e entrou no time de voluntários Pegaí, foi a auxiliar de biblioteca do IFPR de Jaguariaíva, Lisandra Maria Kovaliczn Nadal. “O Pegaí Leitura Grátis sempre me fascinou pela forma inovadora como desperta a atenção para os livros em lugares comuns, aonde as pessoas não iriam com o propósito de ler, mas acabam atraídas pela oportunidade. Sou uma leitora apaixonada, que acredita no poder de transformação social dos livros, e foi isso que me levou a conhecer mais sobre o projeto e buscar ser uma voluntária”, explicou.

Lisandra será a responsável pelo bom funcionamento da nossa estante Colossus, mas em Jaguariaíva há outras pessoas apoiando a proposta. “A expectativa é que o projeto contribua para a socialização da leitura. Cada livro traz uma mensagem, que, geralmente, marcam cada pessoa com lições diversas. Portanto, as trocas que a estante possibilitará serão importantíssimas”, apontou o diretor geral do Campus Jaguariaíva do IFPR, Paulo Sergio Horst.