MENU
Diretrizes para reabertura/funcionamento das Estantes do Pegaí Leitura Grátis
05/06/2020

Versão 1.1 – Data: 13/06/2020
Documento em constante atualização.

Esse material foi construído seguindo as orientações e as informações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Paraná e da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias para a prevenção do coronavírus na sociedade como um todo e em ambientes de acervos bibliográficos.

Contexto: Com as preocupações em torno da COVID-19 como uma prioridade, mas considerando que livros também são essenciais, sendo alimentos para as mentes e aliados em momentos de distanciamento social nos quais devemos ficar em casa, o Pegaí desenvolveu diretrizes para que os livros possam voltar a circular com segurança. Destaca-se que as estantes serão reabertas em etapas, seguindo as orientações aqui descritas e apenas em locais que já estão abertos e em funcionamento, com voluntários trabalhando. Salienta-se que a decisão de reabrir será dos voluntários responsáveis por estantes, os quais deverão demonstrar interesse em reabrir, concordar e se comprometer em seguir nossas diretrizes.
Objetivo:
propor diretrizes de atendimento ao público, higienização do ambiente e dos acervos bibliográficos para as Estantes do Pegaí Leitura Grátis no período pós-quarentena dos livros.
Período de utilização do protocolo: enquanto houver a circulação intensa do vírus, alto grau de risco de contágio e não houver vacina, tratamento e/ou comprovação de imunidade. Observando constantemente o cenário da pandemia e as orientações das autoridades de saúde pública, Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Paraná.
Fases de execução: Na primeira fase (60 dias) esses procedimentos serão testados em estantes específicas, com controle da equipe do Pegaí Leitura Grátis. Em uma segunda fase, pretende-se que os voluntários responsáveis por estantes que desejarem, poderão realizar o treinamento e aderirem as diretrizes para reabertura das suas estantes. Na terceira fase pretende-se realizar a retomada total, seguindo as orientações dessas diretrizes e dos órgãos competentes, acompanhando a reabertura das atividades presenciais em escolas, bibliotecas, faculdades e universidades.

O que você deve saber:


Na sequência deste documento estão destacados pontos importantes em todo esse processo para os responsáveis por estante e para os leitores.

Responsáveis por estantes

Plaqueta para ser fixada no centro da estante, bem na área visivel.

Plaqueta para ser fixada no centro da estante, bem na área visivel.

A fim de garantir a proteção dos nossos voluntários que realizam a manutenção das estantes, seguem algumas recomendações para os responsáveis com o objetivo de minimizar os riscos de contágio da COVID-19.

Os livros disponibilizados nas estantes deverão estar lacrados, certificando que os mesmos passaram pelo processo de quarentena. Caso observe algum livro sem o lacre, coloque-o na caixa de coleta para que realize-se o procedimento de quarentena.

Usuários das estantes (leitores)

A fim de garantir a proteção dos nossos leitores, que são os usuários dos nossos livros, seguem algumas recomendações para minimizar os riscos de contágio da COVID-19 no desenvolvimento do nosso trabalho.

Documento validado por:
Caroline Freitas de Oliveira CRB-9/1936
Maria Luzia F. Bertholino dos Santos – CRB 9/986

REFERÊNCIAS CONSULTADAS E RECOMENDADAS
ATIVIDADES em Bibliotecas: limpeza, higienização e desinfecção. Disponível em: https://www.aguia.usp.br/noticias/atividades-em-bibliotecas-limpeza-higienizacao-e-desinfeccao/. Acesso em: 02 jun. 2020.
CLEANING and disinfecting public spaces during COVID-19. Disponível em:
https://www.canada.ca/en/public-health/services/publications/diseases-conditions/cleaning-disinfecting-public-spaces.html. Acesso em: 02 jun. 2020.
COVID-19 Guidance for School Libraries. 15 May 2020. Disponível em: https://www.cilip.org.uk/news/506793/COVID-19-Guidance-for-School-Libraries.htm. Acesso em: 02 jun. 2020.
COVID-19 and the Global Library Field. Disponível em: https://www.ifla.org/covid-19-and-libraries. Acesso em: 02 jun. 2020.
HOW Long Does the Coronavirus Live on Surfaces? Disponível em: https://www.webmd.com/lung/how-long-covid-19-lives-on-surfaces. Acesso em: 02 jun. 2020.
MANIPULAÇÃO de livros no momento da exposição ao coronavírus. Disponível em: https://ipk.nkp.cz/odborne-cinnosti/knihovni-procesy/ochrana-knihovnich-fondu/manipulace-s-knihami-v-dobe-ohrozeni-koronavirem. Acesso em: 02 jun. 2020.
RECOMENDAÇÕES da Comissão Brasileira de Bibliotecas – CBBU para elaboração de planejamento de reabertura das bibliotecas
universitárias. Disponível em: http://www.febab.org.br/cbbu/wp-content/uploads/2020/05/Recomenda%C3%A7%C3%B5es-14-de-maio-1.pdf. Acesso em: 28 maio 2020.