MENU
Conheça o Projeto

O “Pegaí Leitura Grátis” é uma iniciativa sem fins lucrativos, não governamental, criado em julho de 2013 na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, que em 2015 se formalizou como entidade jurídica: o Instituto Pegaí Leitura Grátis, com a missão de aproximar livros sem leitores de leitores sem livros.

O projeto foi idealizado pelo professor universitário Idomar Augusto Cerutti, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e mantido por um grupo de pessoas apaixonadas por leitura que acreditam que os livros não podem ficar guardados nas estantes, privados de serem lidos.

Para isso, a proposta é receber a doação de livros e colocá-los à disposição de novos leitores em locais de acesso público.

As obras que chegam (por meio de doação) são separadas e registradas pelos voluntários do Projeto, que carimbam, colocam etiquetas e classificam a faixa etária. Depois disso, os livros são disponibilizados nas estantes, onde a população pode emprestar. Não é necessário fazer cadastro, basta encontrar uma das nossas estantes Pegaí, pegar o título do seu gosto, levar para casa, ler e devolver nos Pontos de Coleta quando terminar a leitura.

Sobre as doações de livros

Qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil ou do exterior, pode doar. O Pegaí precisa de obras do “gênero literário” (poesia, soneto, romance, crônicas, contos, ensaios, gibis, entre outros), indicados para crianças, jovens ou adultos. Livros de estudo, técnicos, religiosos, listas telefônicas, manuais, apostilas, revistas, dicionários, enciclopédias NÃO são aceitos.

O Pegaí funciona com o apoio de muitos voluntários e também de muitas empresas e entidades dos mais diversos setores. Quem desejar ajudar com trabalho voluntário no Pegaí Leitura Grátis, basta entrar em contato através deste formulário ou pelo e-mail: contato@institutopegai.org.br.

Projetos mantidos pelo Instituto Pegaí Leitura Grátis

Atualmente o Instituto Pegaí possui três projetos de incentivo e disseminação da leitura: o Pegaí Leitura Grátis (desde 2013), o Hospital de Livros (desde 2016) e o Alimentando Mentes (desde 2020).

Pegaí Leitura Grátis (2013)
Coordenador: Idomar Augusto Cerutti
O Pegaí Leitura Grátis possui a missão de “aproximar livros sem leitores de leitores sem livros” e se dedica, desde 2013, a angariar livros através de doações, restaurações, aquisições e impressões. Não precisa fazer cadastro, nem pagar. Após passarem por triagem e preparação, os livros são disponibilizados nas Estantes Pegaí. O leitor escolhe um título, leva para casa, lê no seu tempo e devolve nos Pontos de Coleta. Esta dinâmica motiva o leitor, que também traz um ou mais livros para doar, para que circulem nas mãos de outros leitores. Hoje o Projeto possui 68 estantes em locais de acesso público e já está em 16 cidades do estado do Paraná.

Hospital de Livros (2016)
Coordenador: Luciano de Assis Barboza
O Hospital de Livros possui a missão de “dar nova oportunidade para livros e pessoas”, está em funcionamento desde 2016, nele os livros danificados recebidos pelo Pegaí Leitura Grátis são recuperados por restauradores.
O projeto iniciou-se em 2016 na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa/PR e, em 2021, foi transferido para a Comunidade Terapêutica Rainha da Paz em Carambeí/PR. Desde o início, já foram restaurados aproximadamente oito mil livros, além de diversas novas oportunidades.

Alimentando Mentes (2020) – https://alimentandomentes.org.br/
Coordenador: Albino Szesz Junior
O projeto Alimentando Mentes possui a missão de “abrir o apetite das pessoas pela leitura“, nele livros novos são disponibilizados junto com alimentos servidos e/ou entregues por escolas, instituições e iniciativa privada para famílias em vulnerabilidade social.
Assim, mensalmente, o Instituto Pegaí viabiliza um livro novo, sempre de títulos diferentes e as instituições parceiras viabilizam os alimentos e a entrega. O Projeto surgiu em abril de 2020, em meio à pandemia da COVID-19, com o objetivo de proporcionar alimento para as mentes no período de distanciamento social, de modo a oportunizar às famílias a leitura de livros literários como forma de distração, entretenimento, incentivo e fomento ao hábito de ler.
Atualmente o projeto é permanente e contínuo, inserindo em média 5 mil livros novos mensalmente, com o objetivo de proporcionar alimento para as mentes e abrir o apetite das pessoas pela leitura.

Quer saber mais? Confira nosso CURRÍCULO INSTITUCIONAL.